top of page
  • Foto do escritorNutri Juliana Gonçalves

5 adições saudáveis para seu café da manhã

Atualizado: 26 de mai. de 2022

Procurando mais variedade para o seu café da manhã? Então confira essas dicas que separei pra você:



AVEIA:

A aveia tem propriedades funcionais que ajudam no controle do colesterol e no funcionamento do intestino. Ela ainda é muito mais saudável que a maioria das granolas disponíveis, que geralmente tem muita adição de açúcar, a aveia ainda é versátil, podendo ser adicionada às frutas, bolos e pães, e ainda por cima é super barata. Precisa de mais um motivo pra acrescentá-la no seu desjejum amanhã mesmo?

FRUTAS:

Eu juro que queria saber por que a única fruta que pensamos, quando o assunto é café da manhã, é o mamão? Para quem não tem o hábito de comer frutas de manhã, às vezes o mais fácil é começar com uma banana, que você descasca e pronto! Se estiver um pouco mais inspirado, você pode adicionar uma canela, gengibre em pó e aquela aveia da qual já falamos. Fica mara! Você não vai se arrepender de testar! Agora, se você já tem o hábito de comer frutas pela manhã, divirta-se. Tudo é possível... de goiaba a melancia, passando por salada de frutas e até o tal do mamão. E quanto mais variação, melhor! Variedade de frutas é igual a variedade de vitaminas, minerais e de compostos bioativos que ajudam na sua saúde!

Ah, isso é importante: nas saladas de frutas, só fruta! Nada de adicionar açúcar, leite condensado ou refrigerante (sim, já vi muito restaurante que adiciona refrigerante de limão na salada de frutas! #chocada)!

ABACATE:

Decidi dar um espacinho aqui só para o abacate, já que além de ser uma fruta super prática de consumir, serve como doce ou salgado na hora do desjejum. Você pode comer ele com pão integral (ninguém vai precisar de margarina/manteiga depois disso!) e/ou com ovos, ou simplesmente picado como uma fruta.

Adicionar abacate no café da manhã é uma ótima forma de aumentar a saciedade durante a manhã, já que ele é rico em gorduras dos tipos insaturadas (aquelas que fazem bem para o nosso coração) e fibras (bom para o coração e para o intestino). Pra você ter ideia, um estudo mostrou uma diminuição de 28% na vontade de comer 5 horas após uma refeição que continha abacate.

CREPIOCA COM CHIA:

Essa opção dá um pouco mais de trabalho, então quem sabe pode ficar para o final de semana, né? Eu confesso que adoro uma tapioca, mas quando ficou na moda me preocupei com as pessoas que começaram a substituir o pão integral por ela. O problema é que a tapioca é tão calórica quanto, mas ZEEERO fibras. Por isso, costumo sempre recomendar a adição de uma colher de sopa de chia junto da tapioca ou crepioca.

Pra fazer a crepioca é só juntar 1 ovo, 1 ou 2 colheres de sopa de goma de tapioca e 1 colher de sopa de chia. Bater bem, temperar como você preferir (eu sempre coloco um pouco de pimenta e sal) e preparar como se fosse uma panqueca. Essa preparação é legal porque já oferece proteínas e carboidratos, além das fibras adicionadas! Mais uma frutinha e um café e o desjejum tá completíssimo!

CAFÉ:

Simmm, café! Como uma bebedora assumida de café, preciso fazer o caso dele por aqui. Além de já fazer parte do nosso hábito alimentar, o café ainda pode trazer benefícios para a saúde, principalmente pelo seu poder antioxidante.

O consumo de café já foi associado a menores taxas de mortalidade cardiovascular (morte por infarto, por exemplo) e menor risco de alguns tipos de câncer e efeitos benéficos em doenças metabólicas, como diabetes tipo 2. Por outro lado, ele também pode ter efeitos indesejáveis, principalmente em mulheres, e mais ainda em gestantes.

Dose, quantidade de açúcar/adoçante, frequência de consumo e alimentos que são consumidos em conjunto com o café devem ser avaliados, mas em geral... um cafezinho no desjejum está liberado;

Por isso, o consumo de café deve sempre ser discutido com o seu nutricionista, de forma que o seu consumo potencialize os efeitos positivos, e minimize os negativos.

E aí, qual vai ser a sua próxima escolha para o café da manhã? Já provou alguma dessas opções e não gostou? Conta tudo pra mim aqui nos comentários!



Nutricionista Juliana de Abreu Gonçalves

CRN 3: 43.166

41 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


marianabs164
Jun 26, 2020

Ju, alem de colocarem refrigerante na salada de fruta ainda tem a Groselha. 😞

Like
bottom of page