top of page

Higienização de alimentos: o guia completo

Atualizado: 26 de mai. de 2022

Aprenda de uma vez qual a forma correta de higienizar alimentos e economize ao comprar o produto certo para esse processo.


Se nessa quarentena você já parou para se perguntar se o alimento que comprou no supermercado está livre de contaminação e é seguro para a sua família, esse post é para você!



Há pouco tempo pouco ninguém falava em higienizar alimentos e embalagens ao chegar de um mercado, mas com a crise do Coronavírus, esse foi um hábito que muitos brasileiros inseriram na rotina, e que nunca deveriam deixar de ter.


A verdade é que a contaminação sempre esteve lá... ela só não era chamada de COVID-19! Ela poderia ser chamada de norovírus, giárdia, campylobacter e muitos outros nomes que podem se parecer estranhos, mas que identificam vírus, parasitas e bactérias causadores de doenças que estão presentes no nosso ambiente até hoje.


Ao contrário do que muita gente pensa, as doenças veiculadas por alimentos podem ser bastante graves, levando o paciente à desnutrição e à morte.


Felizmente, se prevenir é até mais simples do que evitar o coronavírus. Você não precisa de isolamento social e nem de máscara, mas precisa de organização, água, cloro e um pouquinho de tempo e disposição! Vamos aprender?


O QUE FAZER AO CHEGAR DO MERCADO?


Desde o campo até a sua casa, a maioria dos alimentos fica exposto ao tempo, à poeira e às bactérias das pessoas que o cercam. Por isso, é importante higienizá-los antes mesmo de guardá-los nos seus armários ou geladeira / congelador (imagina levar toda essa contaminação pros alimentos que já estão guardados ali?).


Comece higienizando tudo o que precisa ir para a geladeira, depois higienize os congelados e só por último higienize os alimentos que são armazenados em temperatura ambiente.


COMO HIGIENIZAR ALIMENTOS EMBALADOS?


Retire a poeira das embalagens e higienize com pano (limpo e, se possível, descartável) umedecido em solução clorada ou álcool 70 (daqui a pouquinho vou te ensinar como preparar essa solução clorada! Fica aqui comigo!).


Ah, e dê atenção especial às latas, ok?


HIGIENIZANDO AS HORTALIÇAS


As hortaliças são os principais veículos de parasitas e a higienização completa delas é fundamental para evitar doenças conhecidas como lombriga, tênia, giárdia, entre outras. Além disso, quando você faz a correta higienização das hortaliças elas também duram mais tempo na geladeira e já ficam prontinhas para você servir como salada!


É segurança, economia e praticidade de uma vez só!!!


PASSO A PASSO PARA LAVAR SUAS HORTALIÇAS:


Esse passo a passo é até bem simples. Olha só:


1. Inicie separando e descartando as folhas e partes das folhas que estiverem murchas e apodrecendo. Isso é importante para evitar que o restante da hortaliça apodreça rapidamente.


2. Lave as folhas restantes em água corrente, para retirar restos de terra, pequenos insetos e pedaços de folhas apodrecidas.

3. Em seguida, deixe as folhas de molho em solução clorada (já vou te ensinar a como prepará-la) por 15 minutos.

4. Retire as hortaliças do molho e enxágue novamente*.

5. Seque bem as folhas com ajuda de papel toalha ou uma centrífuga.

6. Para que durem mais tempo, armazene em um pote de vidro na geladeira.



PARA QUE SERVE A SOLUÇÃO CLORADA?


A solução clorada serve para matar os microrganismos vivos presentes nas hortaliças, no processo conhecido como desinfecção. Quando utilizamos a solução corretamente, evitamos doenças que vão de uma diarreia até uma parasitoses, como o caso das lombrigas, tênias e giárdias.


Essas doenças podem ser ainda mais graves em pessoas com baixa imunidade, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças diversas. Por isso, se você quer cuidar da saúde da sua família, desinfecte sempre as suas hortaliças corretamente!


PRESTE ATENÇÃO NISSO ANTES DE PREPARAR A SOLUÇÃO CLORADA:


A solução pode ser preparada com o hipoclorito de sódio que você compra especialmente para isso (geralmente é um potinho pequenininho e caro que é vendido na seção de frutas, verduras e legumes) ou com a água sanitária comum (SIM, AQUELA QUE VOCÊ USA NA FAXINA!).


Se você for usar a água sanitária, leia sempre o rótulo do produto que você tem em casa!!! (Continue lendo para entender)!


Algumas marcas não podem ser utilizadas na higienização de alimentos por conterem outros produtos químicos além do cloro na sua composição. Então, pra saber se pode ou não usar, sempre confira se ela apresenta na rotulagem a indicação para uso na desinfecção de frutas, verduras e legumes!


Agora confira aqui os exemplos de indicação de uso para as águas sanitárias:


Essa aqui não pode:

Água sanitária imprópria para uso na higienização de alimentos.

Perceba que o fabricante descreve como você pode aplicar essa água sanitária na limpeza de pisos, ralos e paredes, e não fala nada sobre higienização de frutas, verduras e legumes!

Por isso, esse produto NÃO deve ser utilizado para o preparo da solução clorada!









Essa aqui pode:




Neste caso, o fabricante do produto está sugerindo a utilização na desinfecção de frutas, verduras e legumes e até indica quanto você vai precisar de água sanitária para cada litro de água. Viu só? Você nem precisa decorar!


Outro detalhe que ele apresenta que você pode conferir na embalagem é a concentração do produto. Confira se você tem água sanitária a 1% ou 2% de concentração (isso vai ser importante na hora de preparar a solução clorada!).


AFINAL, COMO PREPARAR A SOLUÇÃO CLORADA?


Para preparar a solução clorada, você deve fazer a diluição da água sanitária em água potável:

  • Se a sua água sanitária tem 2% ou 2,5% de concentração: 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água.

  • ·Se a sua água sanitária tem 1 de concentração: 2 colheres de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água.

Feito isso, coloque as hortaliças de molho por 15 minutos.

ATENÇÃO: NUNCA FAÇA ISSO!


Muita atenção a este aviso: Nunca troque a água sanitária de embalagem e nunca utilize produtos sem registro no Ministério da Saúde. Na verdade, essas regrinhas servem para qualquer produto de limpeza!


Pode parecer besteira, mas acredite que o número de acidentes com produtos de limpeza não registrados ou não estão devidamente identificados é muito grande. O risco é ainda maior quando se tem criança em casa (EI! Esses acidentes também acontecem com adultos e idosos)... pode ocorrer com todo mundo, então é melhor não dar chance ao acaso, não é mesmo?


AGORA VAMOS ÀS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ESSE TEMA:



PRECISO ENXAGUAR AS HORTALIÇAS APÓS O MOLHO NA SOLUÇÃO CLORADA?


O enxágue depois desse processo é opcional, mas você só deve realizá-lo se tiver certeza de que a água que vai utilizar no enxágue é tratada (senão você recontamina tudo!), ok?


POSSO REAPROVEITAR A SOLUÇÃO CLORADA?


Com o passar do tempo o cloro vai perdendo a sua ação, e por isso não se recomenda reaproveitar a solução clorada. Para cada remolho, uma nova solução deve ser feita!


ALIMENTO ORGÂNICO PRECISA DE DESINFECÇÃO?


Os orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, mas isso não os torna menos suscetíveis à contaminação por bactérias e parasitas. Por isso, eles também precisam ser higienizados com a solução clorada.


ALIMENTOS HIDROPÔNICOS PRECISAM DE DESINFECÇÃO?


Os hidropônicos são produzidos na água, ao invés de serem produzidos na terra. Eles também podem estar contaminados, pois a água é um dos principais veículos de contaminação dos alimentos. Portanto, hidropônicos também precisam ser higienizados com solução clorada!


TODAS AS HORTALIÇAS PRECISAM FICAR DE MOLHO?


Se você ainda vai cozinhar essas hortaliças, então não é obrigatório realizar o molho, já que o calor da cocção também mata grande parte dos microrganismos. Isso também serve se você for descascar os legumes antes de consumir. Agora... se você quiser ter uma segurança extra, vai fundo nessa solução! (não resisti rs)


É VERDADE QUE O VINAGRE TAMBÉM SERVE PARA A DESINFECÇÃO?


Esse é um mito bastante comum. O vinagre é um ácido fraco e não é capaz de eliminar esses microrganismos causadores de doenças.


AS FRUTAS TAMBÉM PRECISAM FICAR DE MOLHO NA SOLUÇÃO CLORADA?


Sim! Se elas forem consumidas cruas e com casca, a solução clorada continua sendo necessária.



Ainda ficou com alguma dúvida sobre a higienização de alimentos? Então me conta aqui nos comentários pra eu te responder! Ah, e também me conta se você já fazia a higienização correta dos alimentos ou se vai começar agora!


Abraços virtuais da nutri!

409 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page