top of page
  • Foto do escritorNutri Juliana Gonçalves

Por que dormir mal engorda?


Hoje vamos falar de uma coisa boa de mais... o sono!


Bem, ao menos deveria ser bom!

Agora se você se identifica mais com isso aqui, é hora de ficar ligado:

* sono picado, poucas horas de sono, sono não reparador, apneia do sono (ronco), insônia... todos esses fatores indicam um sono de baixa qualidade, o que não depende apenas da quantidade de horas dormidas (ou de horas deitadas), mas do quanto você consegue realmente se recuperar após uma noite de descanso!


Você já deve ter ouvido falar que dormir mal engorda, mas porque será? Vamos entender mais sobre esse tema?


Dormir mal engorda?


A qualidade do sono impacta sim no peso, e por outro lado o excesso de peso também é fator de risco para um sono de baixa qualidade. Por isso, cuidar do sono também faz parte do emagrecimento e do tratamento nutricional de uma série de doenças.


E isso vale tanto para qualidade, quanto para a quantidade de horas dormidas. Olha só:

A privação de sono compromete a perda de peso, e está associada à obesidade. Um estudo (Nurses Health study) mostrou um aumento de 15% no risco de obesidade em pessoas que dormiam menos de 5 horas por noite.


Qual é a relação entre dormir pouco e mal e o peso?


Uma das explicações é que, de fato, as pessoas que dormem pouco ou mal acabam comendo mais, e geralmente de forma hedônica (buscando alimentos que promovem prazer, ao invés de buscar alimentos para nutrir). A privação de sono torna a pessoa mais predisposta a escolher alimentos ricos em gorduras e açúcares, ao mexer com o sistema de recompensa do cérebro! Essa restrição leva a alterações nos hormônios como o cortisol (do estresse), a leptina e a grelina (da fome e saciedade), fazendo com que a pessoa coma mais e engorde mais facilmente!



E a apneia do sono, interfere no peso?


A apneia do sono também pode interferir no seu metabolismo, tornando você predisposto ao acúmulo de gordura corporal e à resistência à insulina, dificultando a perda de peso e aumentando o risco de doenças! Por outro lado, emagrecer pode atenuar a gravidade da apneia do sono.


Dormir muitas horas no dia, ajuda a emagrecer?


Já para quem dorme demais, a recíproca não é verdadeira! Dormir em excesso não vai ajudar você a emagrecer. Então o jeito é dormir o suficiente mesmo, aquelas boas 8 horinhas (bem dormidas) por noite.


Dormir muito tarde tem relação com o peso?


Dormir muito tarde também tem efeitos no peso. Isso porque a tendência é de que essas pessoas acabem acordando mais tarde, e pulando o Café da manhã (que é uma refeição super importante em termos de prevenção de doenças e controle do peso). Para ajudar, quem dorme tarde também acaba fazendo mais lanchinhos, snacks pouco saudáveis no horário da noite, e isso novamente prejudica o controle do peso corporal.


A nutrição também pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono?


Pode sim!

Alguns alimentos e suplementos, quando ingeridos em quantidade e horário adequados, podem contribuir com a qualidade do sono.


Por outro lado, a perda de peso em pessoas com apneia do sono também contribui para o tratamento da apneia.


Quer dicas de como melhorar o seu sono através da alimentação? Então siga meu instagram @nutrijulianagoncalves e assine a newsletter aqui do site para não perder nada!!!



Fique ligado, e bons sonhos!!!







466 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page